terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A arte de conhecer

Dia desses durante uma dessas noites quentes, tipicamente cariocas, me vi sentada na areia de certa praia.
O fato que mais me causou estranheza foi o de estar cercada por risos e olhares de pessoas amigas.
Sim, pessoas amigas!
Não que eu estranhe o fato de ter amigos. Não se trata disso!
O motivo de tal reação não foi o fim, mas o meio das coisas.
Em que momento todas aquelas pessoas entraram em minha vida?
Em que ocasião passaram a ser especiais pra mim?
Comecei a questionar...
A realizar todo um exercício mental...
A lembrar de frases do tipo: "Eu não gostava de você!"... "Te achava tão chatinha, tão metida...!"
Tanto preconceito...Sim, conceitos estabelecidos sem conhecimento do outro ser!
Por vezes farpas, trocas de "elogios"... Até que tudo isso abrisse espaço para outras coisas...
Um olhar amigo, um sorriso, a convivência, a amizade...
Eu? Amiga de quem? Jamais!
Aprendi a não dizer coisas do tipo. A não fazer julgamentos precipitados ou rotular pessoas...Somos seres racionais, emocionais... não somos frascos.
O mais encantador é saber que isso faz parte de um processo...uma arte...
Que todos nós podemos nos aprimorar nela...
Conhecer pessoas, lugares, paisagens...
Aprender com cada particularidade, temperamento, momento...
Descobri também que por mais que julguemos conhecer algo ou alguém, nunca devemos ter uma regra geral... Não acredite que aquela pessoa é previsível...
As coisas mudam... as pessoas ainda mais!
Talvez um dia você se encontre nessa situação (se já não passou por ela), cercado por velhos, novos...bons amigos numa praia qualquer...e faça os mesmos questionamentos... indagações...
Se isso acontecer...Aí vai um conselho: Não perca tempo pensando nos "meios". Role na areia com eles!

"A gente não faz amigos, reconhece-os"
(Vinícius de Moraes)

11 comentários:

Bia Brum disse...

Gata-garota, como sempre arrasando. Sou feliz por rolar na areia com vc nem que seja na praia da luz. haha. amo tanto S2

Anônimo disse...

Muito bom, mansú. Minha menina prodigio...rsrs... Lindo de viver!

Bjs!

Dai

Anônimo disse...

ah, eu ainda perco meu tempo aqui.

prefiro a solidão a ter de ficar aturando gente chata.

é isso!

a própria.

Ana Carolina disse...

Migaaaaaaa

Lindo!!!!!

Vamos rolar na areia...

auauauauauua

Bjsss

Anônimo disse...

...ai, ai, rolar na areia com Mansuipa minha kbecinha...ops é pra comentar ih esqueci!!!
Nossa kbeça tu estais ficando boa nisso, eu tenho orgulho de ser seu amigo apesar de nao rolar na areia literalmente com vc, mas no leito de amizade ja rolamos muito e sou feliz por isso bjssssss 1000!!!!

MULATINHO

Mansuária de Araujo disse...

rsrsrs... Adorei a aderência ao "rolar na areia"...rsrs...

Anônimo... é um prazer abrir o mural e me deparar com seus comentários. Nem toda opinião que agrada...é verdadeira! Já a sua...hehe

Rafael disse...

Colocando meus sentimentos em letras,letras que na maioria das vezes eu não sei explicar como consigo escrever,acho que são sentimentos gritando para ser entendidos e como nao crio coragem de falar deles,os disfarço nesse texto.
Sentimento, é impossível ser descrito... Mesmo com as mais belas palavras, por mais que você pense e pense...Qual seria a melhor forma de escrever isso, isso e aquilo? Que palavras usar? De que forma colocá-las...Como através de palavras vou conseguir transmitir o que eu sinto, o que eu vivo... Tem momentos que eu penso, que poderia ficar horas e horas, que poderia parar o tempo e ali, ser feliz até sabe-se lá quando.. E quando eu estou nesse tão bom momento, na hora que eu o vivo, ali mesmo, eu fico pensando Como descrevê-lo? Como passá-lo pra forma escrita... Como expressá-lo através de palavras? Para se fazer entender, para poder compartilhar... Mas outras vezes paro e penso novamente..Preciso mesmo tentar escrever o que sinto? O que eu vivo? Quando a única pessoa que precisa saber, é a que esta no momento comigo...' E se o que eu sinto, você também sente então esta tudo bem, tudo bem, sim. E nada melhor do que o sentimento, dos gestos vindos dele, para demonstrar, para fazer entender-se. Palavras são lindas sim, mas elas ficam no tempo, elas podem até mentir... Como meras palavras poderiam descrever o clima, o sorriso, o cheiro, a pele, o toque, o olhar, o fechar dos olhos, o beijo? Elas não poderiam, porque é muito mais do que elas podem oferecer. Não existe palavra no mundo para descrever tudo que é sentido, nenhuma chegaria aos pés, elas não são tão capacitadas assim. Mas através delas eu tento chegar o mais perto possível, me perco nas letras, orações, frases, estrofes... (dançam na minha mente) Me perco nesse texto... Elas ficam me confundindo... Seria isso mais uma prova de que é realmente impossível descrever? Acho que sim. Por isso tento sentir mais, aproveitar mais, valorizar cada momento, porque são únicos, insubstituíveis, e que quando acabe, feliz eu permaneça... Porque eu não passei pelo momento, eu o vivi, o fiz especial, memorável em minha vida...

Yohana Sanfer disse...

Moça, que texto lindo! Realmente uma reflexão sobre conceitos e o que perdemos ou deixamos de ganhar quando cultivamos estes. Gostei do desfecho tb "role com eles" rs*

Há muito tempo nao vinha aqui, estava com saudades! Mas nao conseguia encontrá-la de jeito nenhum...fui fuçando os comentáriso de mesu post antigos e te encontrei...agora nao perco mais!rsrsrs...bjs!

Mansuária de Araujo disse...

Ahhh... Que lindo te ver por aqui, Yohana!!
Fico feliz de verdade!!

Fael,amigo de todas as horas!!

* A todos os queridos que passaram e comentaram por aqui durante minha ausência: Aquele Abraçoooo!!
Obrigada por existirem!!!

Beijoks!!

Mansú.

Anônimo disse...

"obrigada por existirem" é o caramba. gente é chata. Gente só é interessante em livro. prefiro a minha solidão! E tenho dito.

A própria

Mansuária de Araujo disse...

Talvez você seja algum personagem Machadiano... rs...
Gente é algo do tipo...necessário!!