terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fragmentos: Minha pasta-memória vermelha.

Não era bem isso que eu ia escrever hoje. Na realidade, não era nada disso.
Havia pensado em postar alguns textos que escrevi durante o ensino fundamental, coisas de algum tempo (e bota tempo nisso!). Comecei a busca por meus antigos escritos. Lembrei que no escritório do meu pai havia uma pasta que achava ser minha, alvo de reclamações, diga-se de passagem. Corri para lá. Na mosca! Encontrei a 'tal pasta", era vermelha dessas antigas que são quase obsoletas, feia na verdade, amassada e com uma etiquetazinha: "Recortes, exercícios e etc..."

Não tardei em abri-la. Tive uma crise de Tosse-espirros típica de pessoas alérgicas a tudo (até a si mesmas). Iniciei a exploração, leitura, reflexão. Encontrei tanta coisa de que nem me lembrava: fotos do Di Caprio, exercícios de matemática, geografia, espanhol, apostilas de "sei lá o quê", cartinhas de amigas (depois voltarei para essa parte das amigas), rascunhos de textos, letras de música, panfletos de recitais e concursos de poesia, um caderno da sétima série e principalmente muita poeira.

Tomei por foco o caderno. Era da sétima série, então eu tinha uns treze anos. Era bem organizado, colorido, marcado por uma caligrafia "redondinha" e "caprichosa". Folheando-o, encontrei bilhetes, notas, uma foto do "Bruno Gagliasso" com carinha de bebê (lembrei-me do quanto gostava dele) e por fim, me espantei ao ver na matéria de Português uma letra desenhada, quase pintada, uniforme e muito mais interessante do que a minha, a mesma letrinha que me mandava as cartinhas. Era da minha amiga (até os dias de hoje) Carla, não escrevi "Carlinha" porque na época ninguém a chamava assim, ela era simplesmente a "Jô ou Jojô".

A letra da Jô na minha matéria me impulsionou a rir e muito. Lembrei que costumávamos trocar de caderno quando a aula era chata ou quando não tínhamos o que fazer. Uma pegava o caderno da outra e começava a "papagaiar", escrever, desenhar e depois comparávamos. Na maioria das vezes ela ganhava, trazia de casa lindas canetas com gel (que por sinal eram da coleção da tia Carla, sua mãe).

Foi indescritível o que senti ao passar aquelas páginas, ao ler aqueles recortes e rascunhos. Uma sensação boa, de nostalgia, saudosismo e felicidade. Uma doçura por achar parte uma parte de mim que nem sonhava ainda existir. Foi excelente, recordar é sempre bom! Maravilhoso foi também perceber como amizades verdadeiras e despretensiosas podem durar, Jô, Tinho, Théo (Renan), Anderson (Melancia), Ester, entre outros, são exemplo disso (mais de 10 anos aturando minhas fases e frases. A Jô então... e a Nanda "por tabela").

Toda essa história de "achados" colocou a pasta vermelha e feia como parte de mim, parte da minha memória externa...e a vontade latente que martela  meus pensamentos é a de voltar a reviver e recordar fragmentos meus. Coisas e casos que perdi em algum lugar. Espero sinceramente encontrar em outras prateleiras empoeiradas: pastas azuis, verdes, amarelas, brancas... Quero colorir a memória, para continuar colorindo a vida.




7 comentários:

renan disse...

Que bonito né dona Susu, colocou o apelido de todos mas esqueceu do seu?
Bonito isso!
Mas memórias são sempre bem marcantes na nossa vidas...

Carlos Henrique disse...

Qual o apelido?
Quero saberrrrrrrrrrrr

Unknown disse...

Súsúuuuuuuu muito boa a leitura, poxa que tempo bom era aquele né, pena que não volta mais tenho saudades de todos, bjão

Unknown disse...

Falaew Succa ... tá escrevendo que nem gente grande hem ^^ venho traZSer recados mas não deixo de exercitar meu ser pelas suas palavras rssss.

1º Devo ir na sua casa (ou na igreja, mais provável) levar seus livros nesse domingo, sabe como é né ... 1 exemplar de cada para toda a família reveZSar ^^

2º Você conhece o WWW.SKOOB.COM.BR? É uma espécie de ORKUT só para amantes de leitura em geral ... acho que você vai gostar!

3º Quem é Mansuária Guimarães?
http://pt-br.facebook.com/people/Mansuaria-Guimaraes/100000885589210

Bjoka e até domingo

Mansuária de Araujo disse...

Com ou sem apelidos (de preferência...SEM) a memória é nossa!! Lê, você é um tratante!!

Amo todos!

Anônimo disse...

ai pormigaaaaa


ameiiii...vc tem um talento e tanto!

jjk disse...

Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa isso tudo q tá aí foi vc q escreveu ???
poxa cabeçuda medmo heim!!!

irmã te amo e continue assim !!!